PROJETO:
BRINCANDO E APRENDENDO OS NUMERAIS
ESCOLA: Basiliano do Carmo de Jesus
DISCIPLINA: Matemática
TURMA: 1º Ano B
PROFESSORA: Verônica Alves Potulski
NÚMERO DE ALUNOS PARTICIPANTES: 16
JUSTIFICATIVA:
Quando a criança é inserida no “mundo numérico”, é necessário oportunizá-las, utilizando atividades diversificadas, ter compreensão da quantidade estabelecida entre os números, simbologia, bem como similar formas geométricas. Este projeto vem de encontro a uma metodologia aplicada em sala que se estende ao laboratório, com o objetivo da aprendizagem da numérica até 10 e formas geométricas, por meio de jogos, no laboratório de informática e escrita e leitura, aplicada em sala.
OBJETIVO GERAL:
Possibilitar aos alunos (as), de forma lúdica, oportunidades para adquirir conhecimento em relação à simbologia e quantidade numérica, bem como formas geométricas contribuindo com sua aprendizagem no contexto escolar e social.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ø Identificar os números de 0 à 20 utilizando o jogo;
Ø Fazer ligação do número a quantidade correspondente;
Ø Aprender seqüência numérica de 0 a 10;
Ø Identificar as formas geométricas básicas.
CONTEÚDOS:
- Numerais, seqüência e quantidade;
- Formas geométricas.
METODOLOGIA:
Será utilizado o laboratório de informática, uma vez por semana, onde os (as) alunos (as) aprenderão os jogos, devidamente pré-selecionados pela professora. Serão oferecidos diversos jogos divertidos e educativos que já estarão instalados no computador para que os (as) alunos (as) possam aprender e conhecer os numerais de o à 10, sua seqüência e quantidade. Será oportunizando, a aprendizagem das formas geométricas, para fins de associação e identificação das mesmas, no meio em que vivemos, bem como sua aplicação no cotidiano. Visando um trabalho diferenciado e direcionado, a fim de estimular o desenvolvimento linguagem oral, escrita e quantitativa dos números.
CRONOGRAMA:
Será necessária uma aula por semana no laboratório de informática, para se realizar o projeto, no decorrer do 1º bimestre.
RECURSOS HUMANOS:
Aluna, professora e monitora do laboratório.
RECURSOS MATERIAIS:
Laboratório de informática, computador, internet para o acesso ao site:
LINKS DAS ATIVIDADES SELECIONADAS:
- CONTANDO ATÉ O NÚMERO 10:
Memória de números: http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=35
- CONTANDO ATÉ O NÚMERO 20:
Ligue e descubra: http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=107
- FORMAS GEOMÉTRICAS:
Ordem de tamanho: http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=87
Identificando formas geométricas: http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=91
- DESENVOLVENDO O PSICOMOTOR:
Seqüência de objetos: http://www.edinfjogos.universoneo.com.br/index.php?task=view&id=37
AVALIAÇÃO:
Observando o desenvolvimento, a participação e a interação dos alunos nas atividades propostas, e diagnóstico semanal do conteúdo aplicado.
Profª Verônica Alves